20 novembro 2009

Brasil inspira calendário Pirelli 2010, com fotos de Terry Richardson

da Efe, em Londres

O Brasil e suas belezas naturais, vistas através das lentes do fotógrafo americano Terry Richardson, inspiram a edição 2010 do lendário calendário Pirelli, apresentado hoje em Londres.

Depois da China, imortalizada por Patrick De Marchelier na edição de 2008, e Botsuana, retratada por Peter Beard para 2009, 2010 é o ano do Brasil e do fotógrafo americano, conhecido por sua obra provocativa.

A 37ª edição do calendário foi apresentada em grande estilo no antigo mercado de pesca de Old Billingsgate, um histórico edifício do século 19 situado na parte leste de Londres.

A modelo Rosie Huntington em sessão de fotos para o calendário Pirelli 2010, com o fotógrafo Terry Richardson

Em 30 imagens, modelos como as brasileiras Ana Beatriz Barros e Gracie Carvalho, além de estrelas das passarelas como a australiana Miranda Kerr, aparecem em um contexto selvagem ou em praias exóticas.

Richardson quis fazer uma fotografia singela e pura na qual, segundo especialistas, a naturalidade domina.

"Um grande fotógrafo captura o momento; é essa a razão pela que fiz as fotos sem um equipamento extraordinário e sem ajudantes", afirma o americano em comunicado.

"Minha técnica se baseia na ausência de técnica: a lente é meu olho, meu carisma, minha habilidade para capturar momentos de verdade. Esses sempre foram os aspectos fundamentais da minha obra", acrescenta.

Além de Ana Beatriz, Gracie e Miranda Kerr, participam do mais novo calendário Pirelli as australianas Catherine Mcneil e Abbey Lee Kershaw, a húngara Eniko Mihalik, a holandesa Marloes Horst, as britânicas Lily Cole, Daisy Lowe e Rosie Huntingdon, e a sérvia Georgina Stojilijtoric